segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Arte do grafite chega como nova tendência na decoração das casas

Profissionais usam grafite para deixar ambiente mais descontraído e motivo principal pela escolha dessa nova alternativa e a exclusividade de cada obra

Depois de lutar durante décadas para ser reconhecido como arte, o grafite parte dos espaços públicos para a decoração de interiores. Com seu lugar garantido como forma de expressão das mazelas urbanas, é sucesso entre jovens e ganha até a admiração dos mais conservadores. Nas residências, trabalhos dessa natureza chegam a ocupar paredes inteiras e são capazes de trazer descontração a qualquer cômodo.
No projeto do arquiteto David Bastos para um apartamento em Ipanema, Zona Sul do Rio, com a intenção de aliar a elegância à descontração, ele deu carta branca ao conceituado grafiteiro Binho Ribeiro para elaborar uma obra que tomasse conta do ambiente. O resultado foi um polvo multicolorido com quase dois metros de altura e quatro de comprimento.
“Queria algo capaz de 'abraçar' as pessoas na sala. Imediatamente, pensei em recorrer ao grafite, gênero que aprecio muito”, destaca David.

O arquiteto afirma que o estilo consegue trazer a emoção e parte da personalidade do artista para o ambiente. Ele ressalta, ainda, que o trabalho transformou a área de convivência em um espaço único.
A arquiteta Cris Perin concorda que a exclusividade é um dos pontos mais positivos do uso do grafite nas residências. Junto com o também arquiteto Bruno Madeira, ela idealizou o projeto de uma cozinha que foge totalmente do convencional.
“O cômodo foi inspirado em um canteiro de obras. Nesse contexto, a intenção para a parede era fazer referência aos tapumes pichados. Outro ponto interessante do projeto é que grande parte dos materiais que usamos foi, de fato, reaproveitado de construções”, explica Cris Perin. 
Bastante abstrato, o desenho conferiu um ar moderno e realçou o canto, que antes estava escondido na cozinha de 23 metros quadrados feita para a mostra Casa&Design. De acordo com a arquiteta, o grafite se aprimorou e é cada vez mais aceito pelo público:
“Essa arte passou a ser mais comercial e conseguiu conquistar também os mais velhos”, comenta.
Sem restrições para a arte do momento
No projeto da arquiteta Fernanda Marques, o grafite aparece no cômodo mais inusitado da casa: a parede principal do lavabo. Admiradora confessa da arte urbana, a arquiteta afirma ter acompanhado o movimento desde o início.
“No caso do grafite, a técnica conseguiu espaço na decoração de interiores assim como o streetwear – moda de rua – ganhou as passarelas”, avalia. “Não há restrição para este tipo de trabalho. Ele está livre para acontecer dentro da casa e é a arte do momento”, acrescenta.

O FLUMINENSE
 
Fernanda Marquês usou a técnica no lavabo: criatividade e personalidade. Foto: Divulgação Index Assessoria


O projeto de David Bastos ganhou um polvo multicolorido na parede da sala. Foto: Divulgação Index Assessoria


fonte:  http://www.ofluminense.com.br/editorias/revista/arte-do-grafite-chega-como-nova-tendencia-na-decoracao-das-casas

Nenhum comentário:

Postar um comentário